Fallout Shelter [IOS/Android]


Fallout Shelter é um dos jogos que mais gastou horas do meu dia. Chegava a ficar com os braços cansados de tanto segurar o celular. Tudo no jogo é agradável, a jogabilidade, enredo, gráficos e principalmente o fato de ser possível jogá-lo offline. Isso permitiu com que o jogo me acompanhasse mesmo nas horas mais tediosas dentro do ônibus.


O jogo é parte da franquia Fallout. Seu enredo é resgatar e proteger habitantes dentro de um vault em um mundo pós-apocalíptico tomado por radiações nucleares. As pessoas que moram em seu vault (Dwellers) devem ser supridas de três recursos básicos: Água, Comida e Energia. Por incrível que pareça, energia é o recurso mais importante, pois sem ele as salas que produzem água e comida não funcionam. Caso um desses recursos falte, a felicidade de seus Dwellers cai e pode até mesmo levar a morte.

Para ver mais dicas confira nosso post: Fallout Shelter: Dicas e estratégias


O dinheiro é contado em "Caps". Você precisará destes para construir as salas de produção (Você pode juntar salas para formar salões maiores e também fazer upgrades) e os Living Quarters - local em que moram seus Dwellers e onde eles se reproduzem. 

Sim! Os Dwellers se reproduzem! Essa é uma maneira ótima de angariar mais trabalhadores para o seu Vault, e é claro também de formar famílias. Caso dois habitantes de sexo oposto são colocados dentro de um mesmo Living Quarter estes começam a paquerar (Observar as cantadas trocadas entre eles é muito engraçado) e após um tempo se escondem dentro do quarto. Para a nossa surpresa, após esse evento, a mulher retorna grávida. Após três horas nascerá uma criança filha do casal, e após mais três horas essa criança se torna adulta e pode trabalhar e se reproduzir. É importante acompanhar quem é filho de quem pois familiares não se reproduzem!


Cada Dweller tem habilidades que são divididos em S.P.E.C.I.A.L:
  • Strenght - Força
  • Perception - Percepção
  • Endurance - Resistência
  • Charisma - Carisma
  • Intelligence - Inteligência
  • Agility - Agilidade
  • Luck - Sorte
Cada um tem uma habilidade nata e um local adequado em que fica feliz trabalhando. Por exemplo os restaurantes que produzem comida são mais eficientes se pessoas com agilidade trabalharem nele, e as pessoas que já começam com a agilidade alta são mais felizes trabalhando em restaurantes. Você também pode construir salas de treinamento para aumentar a habilidade dos moradores.

Além disso cada um tem seu level, trabalhar aumenta de level e também mandar Dwellers para explorar o mundo tomado pela radiação (Por isso você deve produzir Radaways e Medicamentos). Os Dwellers que exploram podem retornar com prêmios valiosos, como roupas que aumentam as habilidades e armamentos. É importante acompanhar a saúde dos exploradores para que você mande estes voltarem na hora correta e não os deixe morrer lá fora.


Por fim, quando você acha que está tudo bem em seu vault, inúmeros ataques podem ocorrer a qualquer momento. Ratos e baratas invadem as salas, pega fogo, ladrões tentam saquear seus recursos, e muitos outros eventos infortúnios. A vida dentro do Vault pode ser bem difícil. Por isso é importante manter seus Dwellers bem equipados. Lembre-se que crianças e mulheres grávidas devem se proteger do perigo.


Espero que vocês se animem para jogar e que se divirtam tanto como eu. Ainda existem inúmeras surpresas que o jogo guarda, vocês podem jogar para descobri-las ou ler nosso post de dicas. Abaixo segue o trailer do jogo:





Baixe gratuito na App Store ou Google Play.